Emoções
descontroladas são assassinas de relacionamentos. Pode lhe parecer estranho que
a mesma energia que une duas pessoas também pode separá-las. Mas é isso mesmo.
Quando você
ama uma pessoa, o que ele ou ela faz, pensa, ou diz, lhe afeta muito mais do
que outros fazem, dizem, ou pensam. Por quê? Porque você está emocionalmente
ligado a ela. Então, quando seu chefe lhe diz: "Este relatório está uma
porcaria", você pode ficar chateado na hora, mas logo passa. Porém, se seu
marido ou esposa diz a mesma coisa, você é capaz de levar aquilo consigo para o
túmulo. (Mas antes de empacotar, vai jogar aquelas palavras na cara da outra
pessoa sempre que puder.)
Aqui vai o
conselho:
Se suas
emoções negativas estão à flor da pele — raiva, mágoa, vergonha, ódio etc. —
então não exploda-as sobre o seu parceiro. Ele(a) não merece (ok, talvez
merece, mas não vai resolver nada). O que você deve fazer com seus sentimentos
em vez disso?
Faça
qualquer coisa que lhe ajude a se acalmar. Chore, se for preciso. Fale com Deus.
Ponha a boca dentro de um saquinho e grite. Escreva três páginas no seu diário
com toda fúria. Faça uma caminhada. O que funcionar para você, faça-o.
Daí, quando
suas emoções se normalizarem e seu cérebro estiver de volta no controle, vá e
lide com o problema de forma racional. Emoções são a ferramenta errada para
resolver problemas.
O outro
lado: Se você se encontra no pé da montanha emocional do seu parceiro e uma
avalanche está vindo em sua direção, você provavelmente não terá tempo para
correr e se esconder — e nem deve. Deixar a outra pessoa falando sozinha só vai
piorar a situação. Aqui vai o que você deve fazer:
Encarnar um
representante exemplar de serviço ao cliente.
Pessoas que
trabalham em atendimento ao cliente sabem o seguinte: Não se pode argumentar
com um cliente irritado. O melhor que você pode fazer quando um cliente irado
dispara suas frustrações em você é mostrar empatia, pedir desculpas, entender,
e resolver a reclamação. O pior que você pode fazer é ficar chateado e responder
na mesma moeda.
Então,
quando a pessoa amada se comporta como aquele cliente irado, entenda que
provavelmente há uma boa razão para aquela raiva. Atente para o que é. Entenda.
Peça desculpas se você é responsável por todo ou parte do problema. E mantendo
a cabeça fria, decida o que você pode e vai fazer para corrigir o problema.
E se um
representante do cliente pode fazê-lo por dinheiro, você pode fazê-lo ainda
mais por amor.
Você só
precisa decidir dentro de si mesmo que esta será a sua nova maneira de lidar
com as emoções do seu companheiro e também as suas.
Emoções são
a ferramenta errada para resolver problemas. A inteligência é a certa.
Bp. Renato Cardoso
Sem comentários:
Enviar um comentário